Em ofício enviado nesta quarta-feira (10) ao secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul (Core-RS) pediu a inclusão da categoria no grupo prioritário para a vacinação. Os representantes salientam as suas dificuldades durante a pandemia e destacam a importância da função para o funcionamento do comércio no Estado.
O Core, que responde por cerca de 30 mil representantes comerciais, também enviou um ofício ao governador do Estado, Eduardo Leite, pedindo a reavaliação das restrições e a flexibilização das medidas mediante a adoção de práticas sanitárias que garantam o funcionamento de estabelecimentos comerciais em segurança.
Até o momento, conforme definição do Ministério da Saúde, estão incluídos nos grupos prioritários idosos, profissionais de saúde, idosos acamados e pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas e quilombolas. Até o momento, foram aplicadas 722.764 vacinas, entre primeira e segunda doses, no Rio Grande do Sul.
Procurado por GZH, o governo do RS afirmou que o ofício será encaminhado para análise do Gabinete de Crise. No entanto, não há previsão de qualquer flexibilização antes de 21 de março, enquanto o sistema de cogestão estiver suspenso. Quanto ao pedido de inclusão da categoria entre os prioritários para vacinação, o governo do Estado afirma que a definição dos grupos é feita pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Gauchazh
Comments